Prof. Espedito Oliveira - Cursos e aulas em áudio sobre técnicas de memorização
O carrinho de compras está vazio no momento.

Sobre a Mnemotécnica

Apesar de não nomear o nome Mnemotécnica em suas obras, o autor infere o uso da mesma em todos os conteúdos tratados. De origem grega, o termo Mnemotécnica significa, literalmente, ‘Técnica para a Memória’. Empregada pelo filósofo grego Simonides no Século VI a. C, é utilizada para a fixação organizada das informações, que exijam um excelente arquivo na memória. Partindo do princípio de que tudo o que é bem guardado é facilmente lembrado, a Mnemotécnica explora os mecanismos que excitam a atenção, fazendo com que esta se prolongue, sempre com intensidade. Disso resulta o aprendizado: a uma atenção bem dirigida, corresponderá um bom entendimento e, conseqüentemente, fácil lembraça!

Quando se avoluma o número de informações que deverão ser retidas em pouco tempo na memória, a Mnemotécnica entra em ação, lançando recursos de ordenação mental. Daí o conjunto de vários Sistemas Mnemônicos, que agilizam e tornam o registro mais bem estruturado, ou melhor organizado.

Por conclusão, dizemos que o grande segredo da memória está em atentar para o registro e não para a lembrança!... Quem guarda bem, lembra-se bem!...